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PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: TEMAS DA CLÍNICA CONTEMPORÂNEA

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: TEMAS DA CLÍNICA CONTEMPORÂNEA

Qual é o manejo clínico na psicanálise com crianças e adolescentes? 

O analista na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes nunca deve perder de vista que seu trabalho visa escutar o sujeito a partir dos mesmos pressupostos teóricos e da mesma regra fundamental (associação livre). O sujeito, para a psicanálise, não nasce ou se desenvolve. O sujeito se constitui como um efeito de linguagem. Esse sujeito do inconsciente é, portanto, atemporal, por isso a clínica o pensa em tempos e não em idade cronológica.

Além dos tempos do sujeito a clínica se guiará a partir do diagnóstico estrutural e do lugar que este sujeito ocupa no desejo de quem cuida. A clínica com crianças guarda alguns desafios a mais quando comparada à clínica com adultos como a presença dos pais e o uso de jogos e brinquedos. Entretanto o maior desafio é a advertência de que as intervenções do analista, durante esses tempos do sujeito, produzirão não só impactos na infância, mas efeitos para toda uma vida que ainda está nos seus tempos mais iniciais.

 

Considerando essas especificidades, vamos apresentar e refletir nessas aulas algumas temáticas e grande importância para a atuação psicanalítica com esse público.

Trabalharemos o tema a partir de seis encontros que serão transmitidos ao vivo, podendo os inscritos participarem e debaterem com os professores e professoras. Os encontros também ficarão gravados e disponíveis.

Inscreva-se gratuitamente e participe!

Qual é o manejo clínico na psicanálise com crianças e adolescentes? 

O analista na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes nunca deve perder de vista que seu trabalho visa escutar o sujeito a partir dos mesmos pressupostos teóricos e da mesma regra fundamental (associação livre). O sujeito, para a psicanálise, não nasce ou se desenvolve. O sujeito se constitui como um efeito de linguagem. Esse sujeito do inconsciente é, portanto, atemporal, por isso a clínica o pensa em tempos e não em idade cronológica.

Além dos tempos do sujeito a clínica se guiará a partir do diagnóstico estrutural e do lugar que este sujeito ocupa no desejo de quem cuida. A clínica com crianças guarda alguns desafios a mais quando comparada à clínica com adultos como a presença dos pais e o uso de jogos e brinquedos. Entretanto o maior desafio é a advertência de que as intervenções do analista, durante esses tempos do sujeito, produzirão não só impactos na infância, mas efeitos para toda uma vida que ainda está nos seus tempos mais iniciais.

 

Considerando essas especificidades, vamos apresentar e refletir nessas aulas algumas temáticas e grande importância para a atuação psicanalítica com esse público.

Trabalharemos o tema a partir de seis encontros que serão transmitidos ao vivo, podendo os inscritos participarem e debaterem com os professores e professoras. Os encontros também ficarão gravados e disponíveis. Inscreva-se gratuitamente e participe!

INSCREVA-SE E PARTICIPE!

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As aulas foram gravadas pelos docentes de nosso programa de Pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes. Inscreva-se gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo. 


Ao final do evento enviaremos um certificado de conclusão de 10 horas/aula para os inscritos que participaram do curso. Confira o conteúdo programático abaixo!

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Ao final do evento enviaremos um certificado de conclusão de 10 horas/aula para os inscritos que participaram do curso. Confira o conteúdo programático abaixo!


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

SOBRE OS DOCENTES

PARTICIPANTES

O autismo do DSM-5 é o mesmo autismo de que trata a psicanálise?

Quais os principais impasses das famílias e escolas no laço com essas crianças?

Neste encontro, serão apresentadas algumas formulações psicanalíticas acerca do autismo; as pesquisas contemporâneas e alguns questionamentos sobre o aumento de diagnósticos

Disponível gravado

Como diagnosticar na clínica com crianças?

O sujeito do inconsciente é, atemporal, por isso a clínica o pensa em tempos e não em idade cronológica. A clínica se guiará a partir do diagnóstico estrutural e do lugar que este sujeito ocupa no desejo de quem cuida.

Disponível gravado

Quais as principais manifestações das neuroses na infância na clínica psicanalítica de crianças na contemporaneidade?

Nesse encontro apresentaremos de que modo os sintomas, que representam uma mensagem a ser decifrada pelo Outro, aparecem na infância sob a forma de inibição, insegurança, medo ou mentira. Nosso objetivo é indicar as principais características e qual o funcionamento da clínica psicanalítica das neuroses na contemporaneidade no atendimento de crianças.funcionamento da clínica psicanalítica das neuroses na contemporaneidade no atendimento de crianças.

Nesse encontro apresentaremos de que modo os sintomas, que representam uma mensagem a ser decifrada pelo Outro, aparecem na infância sob a forma de inibição, insegurança, medo ou mentira. Nosso objetivo é indicar as principais características e qual o funcionamento da clínica psicanalítica das neuroses na contemporaneidade no atendimento de crianças.funcionamento da clínica psicanalítica das neuroses na contemporaneidade no atendimento de crianças.

Disponível gravado

Como o sujeito se porta na adolescência?

Nesse encontro vamos trabalhar: as consequências psíquicas da perda do corpo infantil, o desprendimento da autoridade dos pais, e a Identidade sexual, escolha Objetal -o amor. O objetivo é refletir como essas operações subjetivas que são de um intenso trabalho psíquico, afetam o sujeito adolescente.

Disponível gravado

Como lidar com os desafios clínicos no atendimento de crianças a partir da orientação psicanalítica?

Neste encontro propomos apresentar uma reflexão sobre o trabalho analítico contemporâneo e seus desafios com fins à direção do tratamento. Nosso objetivo é indicar as possibilidades de Manejos clínicos e o ligar do analista na condução do tratamento, considerando a complexidade da clínica com Crianças em nossa contemporaneidade.

Disponível gravado

A topologia foi uma das formas que Lacan encontrou para sistematizar os conceitos psicanalíticos de forma fundamentada e estruturada?
O autismo do DSM-5 é o mesmo autismo de que trata a psicanálise?

Nessa aula destacamos o Grafo de Desejo, que se constitui em um modelo baseado na geometria e que tem como objetivo conectar de forma ordenada as posições dos elementos e sujeitos que se estabelecem pelas relações que fazem parte da constituição psíquica da criança durante a sua formação enquanto sujeito.

Disponível gravado

SOBRE OS DOCENTES PARTICIPANTES

SOBRE OS DOCENTES

PARTICIPANTES

Karina Stagliano

Karina Stagliano

• Psicanalista;

• Mestre em Psicologia pela UEL;

• Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein;

• Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat;

• Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica.

• Psicanalista;

• Mestre em Psicologia pela UEL;

• Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Eistein;

• Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce, pelo Centro Lydia Coriat;

• Coordenadora geral da Esp. em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica.

Kelly Brandão

Kelly Brandão

• Psicanalista, Professora e Pesquisadora;

• Doutora em Educação pela USP;

• Especialista em Tratamento e Escolarização de crianças com DGD pela USP;

• Graduada em Psicologia pela UMESP.

Renata Wirthmann

Renata Wirthmann

• Psicanalista;

• Pós-doutorado em Psicologia pela UFRJ;

• Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Unb;

• Mestre em Psicologia pela Unb. 

• Graduada em Psicologia pela PUC Goias.

Rinalda Duarte

Rinalda Duarte

• Psicanalista;

• Doutoranda em Psicologia pela USP;

• Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP;

• Especialista em Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise pela USP.

Ane Patti

Ane Patti

• Psicanalista;

• Doutora e Mestra em Psicologia pela FFCLRP;

• Especialista em Psicanálise: Teoria e Clínica pela UNIFRAN;

• Graduada em Psicologia pela UNAERP.

Ferdinando Zapparoli

Ferdinando Zapparoli

• Psicanalista;

• Membro do Instituto Lalangue;

• Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática;

• Especialista em Teoria Psicanalítica;

• Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento.

SOBRE NÓS

O ESPE é uma Instituição de Ensino Superior dedicada ao Ensino e à Pesquisa da Psicanálise no Brasil. Com docentes extremamente capacitados, nosso principal propósito é formar pesquisadores e profissionais que sejam referência em sua área.

O ESPE é uma Instituição de Ensino Superior dedicada ao Ensino e à Pesquisa da Psicanálise no Brasil. Com docentes extremamente capacitados, nosso principal propósito é formar pesquisadores e profissionais que sejam referência em sua área.

LOCALIZAÇÃO

(43) 99188-3517

Av. Tiradentes, 501 - 13º Andar - Jardim Shangri-Lá A, Londrina - PR, 86070-545


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